sábado, 26 de setembro de 2009

Pluralidade Cultural

O desafio de conviver e respeitar as diferenças

Este tema diz respeito às diversas formas de pensar, se expressar, sobre tudo vivendo e respeitando as diferenças, sabendo valorizar sua própria cultura e crenças sem contrapor a ideologia do outro. A diversidade cultural pode ser representada pelas características de cada região onde o indivíduo carrega consigo sua linguagem, dança, religião, costumes e tradições.

Numa sociedade globalizada onde o contato entre pessoas é cada vez mais virtual, é interessante observar as diferentes culturas a que temos acesso. Mais do que interessante, é importante saber respeitar todas, respeitar e tratá-las como iguais a nossa, e não como inferiores ou superiores.

Mais precisamente em nosso país, o fato é ainda mais estarrecedor. Mesmo com nossa história que revela uma descendência tão direta com índios e africanos ainda encontramos muita discriminação com estes povos. Mas deixando de isolar casos e localidades, podemos utilizar o mundo inteiro como exemplo. Em um acontecimento mais recente podemos dar destaque a eleição do primeiro presidente negro dos EUA, a super população da super potencia mundial “provou” que o racismo pode ser extinto de nossa sociedade.

Como diz a Folha Online, a eleição de Barack Obama foi um dos muitos exemplos que esperamos para o futuro, exemplo de superação de paradigmas sociais, um paradigma que é cultuado como uma das principais características do país norte-americano.

Uma reportagem da BBC Brasil publicada também na Folha Online diz o seguinte:

Um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo FBI, a polícia federal americana, revela que os incidentes de crimes por racismo, homofobia e outros tipos de preconceito cresceram quase 8% nos Estados Unidos entre 2005 e 2006...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u346810.shtml

Analisando em um panorama geral vemos que mesmo tendo um longo caminho em direção a igualdade total entre as raças, precisamos investir em educação, socialização e inclusão social. Quando finalmente toda a educação tiver sido renovada, e nossas crianças tiverem a consciência de que todos são iguais, e que ninguém é melhor que ninguém, viveremos em uma sociedade totalmente justa, poderemos ver um futuro melhor para nossos filhos e netos. Mas nada disso faz sentido se você, cidadão, não quiser algo melhor. Se você não fizer a sua parte para modificar essa sociedade preconceituosa em que vivemos.

Um comentário:

  1. Oi!!! Belo texto, parabéns ao autor!
    Concordo com muita coisa, e também vejo que precisamos ainda de um longo caminho para promover-nos a igualdade entre os povos. Mas espero já estarmos fazendo algo, que com certeza trará muitos resultados positivos.

    Espero ter informações sobre os projetos de outras escolas. Usem nosso Portal! Temos ótimas ferramentas! XD

    Espero manter contato.
    Camille C. Ramos, Geração DF

    ResponderExcluir